Vamos deixar a página produtos otimizada pro SEO, vou mostrar como alguns ajustes técnicos podem melhorar suas vendas na internet.
A página dos produtos é a mais importante quando o assunto é decidir por comprar um produto, outras páginas são importantes também, página inicial da loja, página todos os produtos, página meu carrinho e página checkout, mas a página dos produtos é página que mais enche os olhos e que mais faz o usuário decidir se realmente vai comprar seu produto ou não.
Índice do artigo
Fotos com boa qualidade pro SEO.
Muitas lojas virtuais ainda pecam nesse item, ter uma galeria de fotos com boa qualidade é muito importante para o visitante, além dele conseguir ver o produto com detalhes e tirar duas dúvidas uma boa foto é sinônimo de qualidade nas lojas virtuais.
Consegue notar a diferença entre as fotos?
A mesma foto com uma qualidade boa satisfaz muito mais na hora de avaliar o produto, uma foto com boa qualidade não significa ser uma foto pesada em KB ou MB, uma foto pesada pode impactar na velocidade do seu e-commerce, e essa não é a ideia, trate suas fotos para que elas fiquem com uma boa qualidade e um tamanho em peso ideal, muitas lojas tem uma boa página produtos otimizada pro SEO e pecam na questão foto de qualidade e peso da imagem, evite usar fotos com mais de 150kb.
URL Amigável SEO Loja Virtual.
Ter a URL amigável é outro ponto muito importante, sempre que alguém procura um produto no Google, aparece o anuncio das páginas certo? Note que as lojas bem otimizadas tem o nome do produto a ser procurado em suas URL’S, isso é URL amigável.
Quando é pesquisado no Google: Tênis Nike Masculino Preto, note que os sites que aparecem tem exatamente como escrevemos no Google as palavras-chaves no link, título e na descrição, este é o exemplo de uma URL amigável do produto, deixar o título e a descrição com as palavras-chaves é outro tipo de técnica muito importante e indispensável, essas duas técnicas você pode aprender neste artigo: 5 dicas de SEO OnPage WordPress.
Botão comprar com uma cor diferenciada.
Aqui entra uma questão muito discutida, mas poucos sabem que o nosso cérebro tem estímulos diferentes com certas cores, ao ver uma placa vermelha de longe sem conseguir ler nada podemos imaginar que seja algo relacionado a perigo, o mesmo com uma placa amarela logo associamos a atenção, o semáforo também usa cores para sinalizar, hospitais usam cores para avaliar a gravidade dos pacientes, resumindo, nosso cérebro reage diferente quando é exposto às cores que indicam: perigo, atenção, segurança.
Um botão diferenciado em sua página produtos otimizada pro SEO, pode ajudar o usuário a comprar o produto, em um estudo recente os especialistas de marketing digital, concordaram que o verde #80bb32, é a cor mais utilizada em botões que mais convertem em vendas.
Fonte: ThemeForest
Avaliação do produto na página do produto
Mostrar para os novos clientes a opinião de quem já comprou além transmitir confiança permite os novos usuários acharem respostas que não encontraram no texto que descreve o produto, ative esse recurso em suas páginas de produtos.
João da Silva
Sensacional, produto maravilhoso, chegou exatamente como eu esperava, muito bem embalado e rico em detalhes, igualzinho a foto.
Maria
Loja muito boa de comprar, produtos de qualidade e entrega rápida RECOMENDO!
Comentários e interações reais dos clientes aumentam o engajamento em sua página, muitas pessoas compram apenas lendo os comentários de outros compradores para aumentar a confiança e acaba se tornando um fator decisivo na hora de comprar.
Título do produto otimizado pro SEO
Lembra do título do produto no link e na descrição? Agora difere, temos que deixar otimizado o título na página do produto e o texto descritivo de apresentação do produto.
O ideal é deixar o título do produto com as mesmas palavras-chave que contém na sua URL e do meta discription, relacionar todos esses pontos é uma ótima técnica de otimização.
No exemplo: Tênis Nike Masculino Preto, aplica-se a mesma regra aqui, observe na imagem as palavras-chave no título, descrição, por mais que não seja as mesmas palavras-chave elas se encontram no texto de formas compostas que ajudam o usuário a achar o produto.
Palavra-chave da pesquisa: Tênis Nike Masculino Preto
Resultado da pesquisa: Tênis Nike Wearallday Masculino – Preto
Fonte: Netshoes
Utilize Breadcrumbs em sua página produto
A velha história de João e Maria com suas migalhas, traduzindo o termo breadcrumbs, o significado é migalhas de pão, no mundo digital o breadcrumbs é a forma de navegar através das categorias existentes no seu site.
É uma técnica muito bem vista para usar em páginas produtos otimizados pro SEO, elas mapeiam a trajetória do usuário até seu ponto atual, é uma técnica simples que ajuda muito o usuário e o
SEO (Search Engine Optimization) de seu site.
Na imagem acima o breadcrumbs é encontrado acima do título de forma discreta, muitas lojas virtuais escolhem essa posição para melhorar a experiência de usuários UX de seus projetos, não descarte essa função se você pensa e ter uma loja virtual otimizada.
William Tormen - Especialista Woocommerce
Primeiramente é muito bom compartilhar com todos as dicas e técnicas que aprendemos e testamos ao longo desses 11 anos de empresa, quando o assunto é pagina produtos otimizada pro SEO é muito importante começar pelo básico, muitas lojas não têm uma boa posição no Google por pecarem no simples ou até mesmo não ter uma página veloz, tudo isso impacta diretamente no seu e-commerce, siga essas dicas para otimizar sua página, tenho certeza que sua loja vai ganhar posições nas páginas do Google e converter mais clientes.