Produto Mínimo Viável (MVP): O que é, importância e como fazer

Um produto mínimo viável ou MVP é uma forma de desenvolver e gerenciar um produto para liberá-lo no mercado e obter aprendizado no menor tempo possível. Essa abordagem é um método altamente vantajoso de desenvolvimento e entrega de um produto. Neste artigo, veremos exatamente como um MVP beneficia você ao construir um novo produto ou seu negócio.

O que é MVP?

O conceito de Produto Mínimo Viável foi introduzido em 2001 por Frank Robinson, cofundador e presidente da SyncDev. É usado para designar um produto em sua forma mais simples e enxuta, onde se empregou o menor investimento possível para chegar ao propósito principal do produto. 

Essa versão, apesar de enxuta, precisa ser funcional e apresentar todas as funcionalidades básicas do produto. Isso é importante para que se possa realizar testes e para que o cliente possa experimentar tudo o que a solução oferece.

Qual é a principal função?

O objetivo principal do MVP é sempre minimizar o tempo e esforço desperdiçados testando como o mercado reage à sua ideia antes de construir o produto completo.

Como gerente de produto, os MVPs podem ajudá-lo. Algumas dicas para construí-lo são:

  • Valide as hipóteses da ideia do produto com dados da vida real.
  • Reduza o tempo de colocação no mercado de novos lançamentos de recursos. 
  • Agregue valor aos seus primeiros usuários rapidamente. O MVP é o caminho mais curto  que agrega maior valor aos seus primeiros clientes e, ao mesmo tempo, gera aprendizado para você.
  • Teste o seu produto / ajuste de mercado antes de construir um produto completo. 
  • Colete dados viáveis ​​sobre o comportamento do usuário para moldar futuras iniciativas de produtos e estratégia de entrada no mercado. Os MVPs podem ser usados ​​como um componente principal em seu processo de priorização de produtos para ajudá-lo a tomar decisões baseadas em dados. 
  • Aumente a base de usuários de pré-lançamento.
  • Elimine o desperdício – economize dinheiro e tempo que, de outra forma, seria gasto em ideias infrutíferas.

Por que fazer um MVP é importante?

Lançar um novo produto no mercado é sempre um risco que se corre. Existe a possibilidade de ele ser aceito e consumido rapidamente, mas também pode ser completamente rejeitado e gerar prejuízos para sua empresa. 

Por isso é importante fazer um MVP. Ele vai ser um lançamento menos custoso e servirá como teste para driblar a imprevisibilidade do mercado e testar se sua ideia vai ou não ter um bom retorno. 

Exemplos de MVP nas empresas

Dois produtos são exemplos muito bons de MVP de grandes empresas.

Uber

Quando o Uber (então chamado de UberCab) foi lançado em 2009, ele só funcionava em iPhones ou via SMS e estava disponível apenas em San Francisco. O MVP do Uber foi o suficiente para provar que a ideia de um serviço de compartilhamento de caronas barato tinha um mercado. 

O aprendizado e os dados validados do primeiro aplicativo ajudaram o Uber a escalar os negócios rapidamente para onde estão hoje. Agora, o Uber está avaliado em cerca de US $ 68 bilhões e ativo em quase 80 países em todo o mundo.

Facebook

É difícil imaginar que o gigante da mídia social Facebook já foi um site com o único propósito de conectar os alunos da Universidade de Harvard. O Thefacebook (MVP do Facebook!), como era então chamado, era uma plataforma simples que conectava alunos das mesmas turmas, permitindo que eles postassem mensagens em fóruns compartilhados

Por que ele é útil para a sua startup?

O MVP é útil por alguns motivos bastante específicos. Listamos os mais importantes.

Reduz o risco do mercado

A imprevisibilidade do mercado é um dos maiores obstáculos para o lançamento de novos produtos. A alternativa para reduzir esse risco, é justamente o Produto Mínimo Viável. Ele vai permitir que o público conheça o produto, teste e consuma. 

O resultado negativo não vai trazer grandes prejuízos, enquanto o positivo pode definir o sucesso do negócio. 

Promove aproximação com os clientes

Por meio do MVP, o público tem um primeiro contato com o produto e pode conhecer e se aproximar da empresa. Esse pode ser um importante passo para a identificação dele com a marca apresentada.

Tendo uma boa experiência, é provável que esse vínculo seja firmado e a fidelização aconteça quase que naturalmente. 

Reduz os custos 

Devido ao foco em manter o produto ao “mínimo”, há redução no custo de desenvolvimento. Isso ocorre porque o produto se concentra em alguns recursos principais para resolver um problema, limitando, portanto, o tempo necessário para a construção do aplicativo. 

A abordagem mínima também ajuda a evitar que ele se torne excessivamente complicado e exija codificação e soluções mais sofisticadas. Ao manter o produto e o projeto simples, você pode manter os custos baixos.

Desenvolvimento rápido

Ao manter o produto limitado concentrando-se nos recursos principais, o tempo de desenvolvimento do produto é reduzido. Este é o princípio-chave da metodologia e também um benefício principal do MVP.

Este rápido desenvolvimento faz parte da metodologia por trás de MVPs e startups enxutas. O pensamento é que quanto antes você lançar um produto, mais cedo poderá obter validação de mercado e aprendizado valioso.

Aprenda o que seus clientes desejam

Ser capaz de acessar o aprendizado validado no menor tempo possível é um grande benefício do método MVP. Na verdade, a validação de mercado é o maior dos benefícios do MVP.

Isso impede que você gaste muito tempo e dinheiro desenvolvendo um produto final perfeito que você ACHA que as pessoas desejam, e em vez disso, produza um produto que sabe que elas desejam. 

Ao desenvolver o produto mínimo viável e lançá-lo no mercado em um curto espaço de tempo, você pode obter um feedback valioso de seus primeiros usuários. Este feedback pode ajudá-lo a planejar e priorizar o que você pode mudar em seu produto ou negócio para se tornar verdadeiramente valioso para eles e o que eles realmente desejam. 

O que significa que se você decidir desenvolver ainda mais seu produto, você sabe que o mercado para ele já existe.

Conclusão

O método MVP é uma ótima maneira de permanecer focado no propósito do seu produto, para quem se destina e por que é necessário. Em última análise, isso leva a uma abordagem mais eficaz para o desenvolvimento de produtos. 

O método também reduz o tempo e o dinheiro gastos no desenvolvimento até que você possa aprender o que os usuários realmente desejam, permitindo que seus aprendizados o guiem para se adaptar às necessidades deles. 

De modo geral, o desenvolvimento de um MVP beneficia seu produto e negócio tanto a curto quanto a longo prazo.