Um produto mínimo viável ou MVP é uma forma de desenvolver e gerenciar um produto para liberá-lo no mercado e obter aprendizado no menor tempo possível. Essa abordagem é um método altamente vantajoso de desenvolvimento e entrega de um produto. Neste artigo, veremos exatamente como um MVP beneficia você ao construir um novo produto ou seu negócio.
O que é MVP?
O conceito de Produto Mínimo Viável foi introduzido em 2001 por Frank Robinson, cofundador e presidente da SyncDev. É usado para designar um produto em sua forma mais simples e enxuta, onde se empregou o menor investimento possível para chegar ao propósito principal do produto.
Essa versão, apesar de enxuta, precisa ser funcional e apresentar todas as funcionalidades básicas do produto. Isso é importante para que se possa realizar testes e para que o cliente possa experimentar tudo o que a solução oferece.
Qual é a principal função?
O objetivo principal do MVP é sempre minimizar o tempo e esforço desperdiçados testando como o mercado reage à sua ideia antes de construir o produto completo.
Como gerente de produto, os MVPs podem ajudá-lo. Algumas dicas para construí-lo são:
- Valide as hipóteses da ideia do produto com dados da vida real.
- Reduza o tempo de colocação no mercado de novos lançamentos de recursos.
- Agregue valor aos seus primeiros usuários rapidamente. O MVP é o caminho mais curto que agrega maior valor aos seus primeiros clientes e, ao mesmo tempo, gera aprendizado para você.
- Teste o seu produto / ajuste de mercado antes de construir um produto completo.
- Colete dados viáveis sobre o comportamento do usuário para moldar futuras iniciativas de produtos e estratégia de entrada no mercado. Os MVPs podem ser usados como um componente principal em seu processo de priorização de produtos para ajudá-lo a tomar decisões baseadas em dados.
- Aumente a base de usuários de pré-lançamento.
- Elimine o desperdício – economize dinheiro e tempo que, de outra forma, seria gasto em ideias infrutíferas.
Por que fazer um MVP é importante?
Lançar um novo produto no mercado é sempre um risco que se corre. Existe a possibilidade de ele ser aceito e consumido rapidamente, mas também pode ser completamente rejeitado e gerar prejuízos para sua empresa.
Por isso é importante fazer um MVP. Ele vai ser um lançamento menos custoso e servirá como teste para driblar a imprevisibilidade do mercado e testar se sua ideia vai ou não ter um bom retorno.
Exemplos de MVP nas empresas
Dois produtos são exemplos muito bons de MVP de grandes empresas.
Uber
Quando o Uber (então chamado de UberCab) foi lançado em 2009, ele só funcionava em iPhones ou via SMS e estava disponível apenas em San Francisco. O MVP do Uber foi o suficiente para provar que a ideia de um serviço de compartilhamento de caronas barato tinha um mercado.
O aprendizado e os dados validados do primeiro aplicativo ajudaram o Uber a escalar os negócios rapidamente para onde estão hoje. Agora, o Uber está avaliado em cerca de US $ 68 bilhões e ativo em quase 80 países em todo o mundo.
É difícil imaginar que o gigante da mídia social Facebook já foi um site com o único propósito de conectar os alunos da Universidade de Harvard. O Thefacebook (MVP do Facebook!), como era então chamado, era uma plataforma simples que conectava alunos das mesmas turmas, permitindo que eles postassem mensagens em fóruns compartilhados
Por que ele é útil para a sua startup?
O MVP é útil por alguns motivos bastante específicos. Listamos os mais importantes.
Reduz o risco do mercado
A imprevisibilidade do mercado é um dos maiores obstáculos para o lançamento de novos produtos. A alternativa para reduzir esse risco, é justamente o Produto Mínimo Viável. Ele vai permitir que o público conheça o produto, teste e consuma.
O resultado negativo não vai trazer grandes prejuízos, enquanto o positivo pode definir o sucesso do negócio.
Promove aproximação com os clientes
Por meio do MVP, o público tem um primeiro contato com o produto e pode conhecer e se aproximar da empresa. Esse pode ser um importante passo para a identificação dele com a marca apresentada.
Tendo uma boa experiência, é provável que esse vínculo seja firmado e a fidelização aconteça quase que naturalmente.
Reduz os custos
Devido ao foco em manter o produto ao “mínimo”, há redução no custo de desenvolvimento. Isso ocorre porque o produto se concentra em alguns recursos principais para resolver um problema, limitando, portanto, o tempo necessário para a construção do aplicativo.
A abordagem mínima também ajuda a evitar que ele se torne excessivamente complicado e exija codificação e soluções mais sofisticadas. Ao manter o produto e o projeto simples, você pode manter os custos baixos.
Desenvolvimento rápido
Ao manter o produto limitado concentrando-se nos recursos principais, o tempo de desenvolvimento do produto é reduzido. Este é o princípio-chave da metodologia e também um benefício principal do MVP.
Este rápido desenvolvimento faz parte da metodologia por trás de MVPs e startups enxutas. O pensamento é que quanto antes você lançar um produto, mais cedo poderá obter validação de mercado e aprendizado valioso.
Aprenda o que seus clientes desejam
Ser capaz de acessar o aprendizado validado no menor tempo possível é um grande benefício do método MVP. Na verdade, a validação de mercado é o maior dos benefícios do MVP.
Isso impede que você gaste muito tempo e dinheiro desenvolvendo um produto final perfeito que você ACHA que as pessoas desejam, e em vez disso, produza um produto que sabe que elas desejam.
Ao desenvolver o produto mínimo viável e lançá-lo no mercado em um curto espaço de tempo, você pode obter um feedback valioso de seus primeiros usuários. Este feedback pode ajudá-lo a planejar e priorizar o que você pode mudar em seu produto ou negócio para se tornar verdadeiramente valioso para eles e o que eles realmente desejam.
O que significa que se você decidir desenvolver ainda mais seu produto, você sabe que o mercado para ele já existe.
Conclusão
O método MVP é uma ótima maneira de permanecer focado no propósito do seu produto, para quem se destina e por que é necessário. Em última análise, isso leva a uma abordagem mais eficaz para o desenvolvimento de produtos.
O método também reduz o tempo e o dinheiro gastos no desenvolvimento até que você possa aprender o que os usuários realmente desejam, permitindo que seus aprendizados o guiem para se adaptar às necessidades deles.
De modo geral, o desenvolvimento de um MVP beneficia seu produto e negócio tanto a curto quanto a longo prazo.