Nudge Marketing: O que é, importância e como aplicar

A psicologia pode ser a melhor amiga do profissional de marketing. Conhecer pessoas – especialmente o tipo de pessoa que você tem como alvo com as campanhas de marketing de eventos – pode fazer toda diferença. 

O estudo da mente humana tem uma ótima estratégia a oferecer, que pode fazer com que você venda mais do que imaginava. É disso que se trata o Nudge Marketing, sobre o qual vamos falar neste artigo.

O que é Nudge Marketing?

A “Nudge Theory” foi iniciada por Richard Thaler e basicamente aplica percepções psicológicas para explicar a tomada de decisão. No marketing, o que o nudges faz é empurrar discretamente as pessoas na direção certa em termos de comportamento de incentivo de compra.

O Starbucks, por exemplo, usa o que é chamado de ‘efeito isca’ com tamanhos de bebida. Eles colocam três tamanhos de bebidas: Tall, Grande e Venti. Com a opção “Grande” intermediária, o preço “Venti” não parece muito alto. Esse efeito de engodo é um empurrãozinho que ajuda na tomada de decisões.

Portanto, o Nudge Marketing torna a experiência de compra mais simples e menos estressante Não se trata de enganar seus clientes, mas ajudá-los a decidir com menos estresse.

No comércio eletrônico, o nudging pode ser aplicado como:

  • Rótulos de produtos dinâmicos.
  • Notificações do navegador.
  • Sobreposições interativas.
  • Recursos exclusivos de checkout.

Qual a importância do Nudge Marketing?

Os consumidores são irracionais, e nosso comportamento, na verdade, depende dessa “irracionalidade” para tomar decisões de compra.

Ainda que não pareça, isto é uma coisa boa. Se não “tirássemos conclusões precipitadas”, provavelmente as decisões seriam mais difíceis e ficaríamos sobrecarregados pela ansiedade da escolha.

Tomar decisões rápidas e eficientes das quais não nos arrependemos é o ponto crucial de qualquer ótima experiência de compra.

Isso ocorre porque os humanos preferem a conveniência à racionalidade. E o Nudge Marketing capitaliza isso ao fazer com que as decisões pareçam mais naturais e automáticas para aumentar a conveniência da compra.

Quais os benefícios do Nudge Marketing?

Será fácil perceber os benefícios do Nudge Marketing na sua empresa quando suas conversões começarem a se efetivar com maior qualidade. Como ele orienta a tomada de decisão, você, praticamente, ajuda seu cliente a comprar, sem pensar demais, aquilo que mais se encaixa em seu perfil. 

Como aplicar o nudge marketing na sua empresa?

Agora que você entende a psicologia do cliente um pouco melhor, é hora de começar a usar nudges para otimizar sua loja online.

Rotulagem de produtos

Rotular produtos em sua loja pode ser uma ótima ferramenta de marketing de incentivo.

Esses são toques implícitos que aumentam a credibilidade de um produto ou tornam mais fácil para os clientes encontrarem o que desejam.

Dessa forma, podemos dividir os rótulos dos produtos em:

  • Benefícios funcionais.
  • Gatilhos psicológicos.

Mais do que isso, as etiquetas também serão expostas aos mecanismos de busca para que os clientes que procuram aquelas características possam encontrar os produtos mais fáceis.

Alguns rótulos que podem ser usados, são: 

  • “Preço familiar” 
  • “Novo” 
  • “Escolha dos profissionais” 
  • “Mais comprados” 
  • “Mais bem avaliados”

Depois de aplicar as tags, você pode avaliar quais converteram mais e reajustar a estratégia caso julgue necessário.

Notificações inteligentes de escassez do produto

Outra maneira de orientar os compradores na direção certa é usando notificações inteligentes – incorporando especificamente a escassez.

A escassez aumenta a intenção de compra ao mostrar coisas que são limitadas ou exclusivas . Isso significa que esse tipo de notificação é geralmente:

  • Orientado para a ação.
  • Promove um senso de urgência.
  • Apele para “FOMO” (medo de perder).

Um bom exemplo disso é uma contagem regressiva no banner do seu site, indicando  que uma nova coleção está para sair do forno e você pode enviar uma notificação exclusiva quando isso acontecer.

Outra estratégia de escassez são as notificações de produtos exclusivos e personalizados, ou “frete grátis, só hoje”.

Sobreposições de intenção de saída

Sobreposições de intenção de saída são pop-ups que aparecem quando um usuário está prestes a sair de uma página. E pode ser excelente quando se trata de marketing de incentivo.

Se você ainda não está apostando em sobreposições de intenção de saída, aqui estão algumas maneiras de usá-las:

  1. Ofereça um código de desconto.
  2. Alerte os clientes sobre sua nova linha ou produtos.
  3. Ofereça boletins informativos ou promoções se eles se inscreverem com você
  4. Prenda seus visitantes de volta para concluir a transação.
  5. Tenha uma imagem de marca que mostre por que eles deveriam comprar com você. 

Seja qual for a sua escolha, as sobreposições de intenção de saída são os estímulos que darão a seus clientes um vislumbre da identidade de sua marca, os influenciarão a permanecer mais tempo em sua loja ou farão com que se inscrevam para obter mais informações.

4. Prova social na página do produto

As avaliações (boas e ruins) ajudam os compradores a conhecer melhor os produtos. E são, portanto, toques convenientes para aprimorar a experiência de compra.

Priorizar análises de produtos e “perguntas respondidas” em suas páginas de produtos é uma ótima jogada. Quanto mais críticas, mais popular é o produto.

Os símbolos de confiança geralmente orientam o comportamento de compra. E outra boa maneira de usá-los seria na página de finalização da compra, quando os clientes precisassem fornecer seus dados confidenciais.

Como já discutimos, os estímulos são aqueles prompts implícitos que impulsionarão o comportamento de compra para ajudar os clientes a ter experiências de compra mais positivas.

Use os conceitos e ideias do Nudge Marketing nesta postagem para começar. Em seguida, observe o aumento das conversões à medida que mais pessoas são orientadas a concluir suas compras.