Na busca constante pelo destaque em meio à alta competitividade no mercado, o fluxo de cadência é uma boa opção para aumentar os resultados de prospecções de clientes no seu negócio. Ele pode ser usado em diferentes nichos e trazer ótimos resultados.
Para saber como implementar esse processo em sua empresa, por que e como fazê-lo da maneira correta, continue lendo este artigo.
O que é fluxo de cadência?
Fluxo de cadência é um planejamento de interação com o lead (possível cliente) visando à crescente chance de contato e à efetivação de negócios.
Quando empresas de telefonia, internet, assinatura de serviços e outras entram em contato com você, estão, provavelmente, aplicando uma cadência.
Esse processo consiste em uma estrutura estrategicamente planejada na tentativa de estabelecer uma comunicação com o lead.
Aplicar o fluxo de cadência junto aos métodos de prospecção de clientes pode transformar uma equipe estática em uma crescente batedora de metas.
Como funciona um fluxo de cadência?
Existem dois tipos de fluxos de cadência: o simples ou o misto. Eles podem ser combinados com dois perfis: automatizado ou semiautomatizado.
Tipos de cadência
O fluxo simples possui somente um método de comunicação, podendo ser por e-mails, ligações ou redes sociais. Já o fluxo misto é baseado, no mínimo, em dois desses meios de contato.
Perfis de cadência
O fluxo é classificado como automatizado quando os contatos são enviados automaticamente para clientes em prospecção, com um intervalo definido pelo vendedor ou pelo sistema, segundo a cadência instaurada.
No fluxo semiautomatizado, as tentativas de abordagem são realizadas tanto de maneira sistêmica quanto por iniciativa do vendedor, permitindo um atendimento personalizado e individual.
Normalmente, o fluxo misto de perfil semiautomatizado tende a converter mais leads do que o simples automatizado devido ao maior sucesso no contato com o cliente.
É importante ter em mente que manter a qualidade nos fluxos de cadência é mais importante do que quantidade ou agilidade, visto que tentativas de conexão automáticas e genéricas podem diminuir a percepção de valor sobre sua empresa.
Quais são a importância e os benefícios de ter um fluxo de cadência?
Por seguir um processo pré-estipulado, é possível antecipar imprevistos, estando sempre à frente no processo de captação de clientes e estabelecendo uma cadência de resultados.
Outros benefícios da implementação do fluxo de cadência na rotina do time de vendas são:
- organizar as demandas individuais de cada vendedor,
- garantir o aproveitamento total de leads,
- melhorar a prospecção,
- aumentar resultados positivos,
- conquistar novos clientes e oportunidades.
Principais métodos para fluxo de cadência
Cada empresa é livre e deve realizar a análise de mercado, de concorrentes e de clientes, visando aumentar o número de contatos neste fluxo. Confira algumas dicas dos principais métodos para aplicar o fluxo de cadência
Estratégia 8×8
Essa estratégia consiste em realizar oito contatos em oito dias. Muito utilizada durante a prospecção, auxilia no sucesso do primeiro contato com o cliente.
Estratégia 8×16
Similar à estratégia 8×8, nesta opção são realizados 8 contatos em 16 dias, não sendo, obrigatoriamente, dois deles feitos diariamente.
Este método pode ser aplicado em diversas etapas do funil de vendas, não necessariamente na fase de prospecção.
Todavia, o ciclo de melhorias deve ser contínuo. Ao aplicar essas metodologias de trabalho, deve-se acompanhar as métricas e resultados, para realizar os ajustes necessários de intervalo e meio de comunicação, por exemplo.
Gostou das dicas para aumentar sua captação de leads e resultados? Então, salve o conteúdo para consultar, implementar e aprimorar o seu fluxo de cadência.
Caso já utilize esse processo em sua empresa, conte nos comentários qual o perfil e tipo de cadência funcionam melhor no seu caso.