Como aplicar o marketing na sua loja virtual de roupa infantil

Vamos começar entendendo a base principal do marketing, que é promover uma empresa, marca ou pessoa em busca de novos clientes focando no público alvo que tem mais potencial de conversão.

O marketing envolve várias técnicas utilizadas por empresas para vender mais e conquistar novos clientes, bem como melhorar seu engajamento. Existem diversas maneiras de aplicá-la, por exemplo, a internet, telefone, televisão, jornal, revistas e até livros.

A forma de marketing mais comum atualmente é o digital, onde é utilizado 100% do espaço virtual para divulgação e vendas da empresa e seus serviços.

Essa tem sido a forma mais fácil e a que mais gera resultados, pois concentra-se no local exato onde grande parte do público alvo fica. Ter problemas nesta etapa dos negócios é normal, por esse motivo eu vou te ajudar a aplicar o marketing na sua loja virtual de roupa infantil.

Autoconhecimento

Conhecer o seu produto é o começo. Antes de iniciar seus projetos de marketing, pense, sobre o que é a sua loja virtual? Até que idade do público ela é destinada? Qual seu diferencial?

É importante responder uma série de perguntas ao longo do seu início no mercado para evitar dúvidas no meio do caminho. Ter a certeza do que se quer fazer e ter o controle sobre o que se está fazendo é o mínimo exigido para um negócio de sucesso.

O público alvo

O primeiro passo dessa empreitada é identificar o público alvo. A ideia do marketing é alcançar o máximo possível de pessoas, mirando sempre naqueles que têm verdadeiramente o interesse nos seus produtos.

Para encontrá-los, na internet, é bem mais simples, no entanto o desafio é ampliado quando estendido fora dela. Aplicar o marketing em meios físicos como televisão, rádio e revista é um desafio e nem sempre se consegue chegar aos realmente interessados.

Geralmente, o público é composto por mães buscando lojas que vendem roupas infantis pelos melhores preços e a melhor forma de encontrá-las é pensar, tanto para ambientes físicos quanto para virtuais, onde esse público está?

Grande parte desses consumidores, mulheres no caso, assistem a programas comuns, novelas, programas de divertimento à tarde, dentre outros, lembrando que não se restringe a apenas esses programas.

Na internet, a busca é mais simples, geralmente quem se interessa por determinados produtos vai em busca de informações nas mídias sociais, facebook, instagram, blogs que falam do assunto e é aí que se encontra o público alvo.

Por aqui se inicia o primeiro passo de como aplicar o marketing em sua loja virtual de roupa infantil.

Pesquisa da concorrência

Acho bom que você saiba que não existe uma única loja virtual de roupa infantil no mercado, nesse nicho, com certeza surgirão competidores bem fortes e conhecê-los vai te ajudar a montar a estratégia perfeita de marketing para conseguir superá-los.

A competição nesse mercado não é fácil, se você iniciou seu planejamento de marketing buscando entender o seu público alvo, saber onde encontrá-los e como chegar até eles, deve estar ciente também que seus concorrentes também apostaram nisso.

De início, mesmo a campanha mais bem montada pode não surtir efeito imediatamente, no entanto, o cenário tem alterações quando você sabe quais cartas usar que te deixarão em vantagem nesse mercado. Por isso a pesquisa é parte importante no projeto de marketing.

SEO

Uma loja virtual necessita de otimização em SEO para ter seu espaço garantido dentre as outras lojas. É um processo bem simples de ser aplicado e fará toda a diferença no seu marketing para loja virtual de roupa infantil.

Serve para ajudar sua loja virtual de roupa infantil chegar ao topo nos mecanismos de busca mais utilizados pelos usuários como Google e Yahoo. Dessa forma, ganhando mais visibilidade e vendas.

Para isso, vamos seguir alguns passos simples:

1- O conteúdo

Não importa qual seja a sua loja virtual, o conteúdo que ela exibe aos visitantes têm grande influência sobre o sucesso de vendas e visitas. Para começar, o conteúdo deve atender a dois critérios: relevância e solução de dúvidas.

Pergunte a si mesmo, o conteúdo da sua loja virtual é relevante para seus visitantes? É algo que conseguirá dar-lhes a solução para o problema de busca deles? Se conter esses dois critérios, você já está no caminho certo.

2- Palavra-chave

A segunda importante otimização é a palavra-chave. São palavras consideradas as mais buscadas pelos usuários. Ao adicioná-las no seu conteúdo, o algoritmo dos motores de busca conseguiram achar e exibir o conteúdo da sua loja a pessoa que estiver buscando determinada palavra.

Por exemplo, um usuário está interessado em roupas de inverno e sua loja tem textos abordando o assunto, com temas, dicas e tudo mais. Se a palavra chave estiver contida nesses textos, existem chances maiores do Google adicionar sua loja ao todo da pesquisa.

3- Imagem

A otimização chega também até as imagens, por tanto ajudaria se você exibisse o máximo de fotos necessárias do seu produto. Essas imagens ajudarão um pouco mais a levar sua loja virtual de roupa infantil ao todo da lista.

Primeiro você deve saber que os mecanismos de busca não leem imagem, quando pesquisamos na página de pesquisa, no meio do texto ele exibe apenas um espaço em branco onde deveria ser a imagem. Por isso essa é a solução.

Toda imagem na internet possui um código, vamos começar adicionando algumas tags extras a esse código, a primeira é a <alt> esta agirá como a palavra chave em um texto comum. Em seguida a tag <src> é adicionada, aqui fica o nome da sua imagem.

Anúncios e Google AdWords

Investir em anúncios é parte importante do marketing para sua loja virtual de roupa infantil. Sua melhor aposta são as redes sociais, já que elas possuem um poder de alcance ainda maior do que outras mídias.

Facebook, Instagram, blogs e até Whatsapp. Anunciar em sites é relativamente simples e barato e você mesmo pode configurar quanto pretende gastar em anúncios. Existem negócios que conseguem dobrar o número de visitantes em um dia.

O Google AdWords é uma ferramenta que vai te ajudar a gerenciar seus planejamentos de negócios, auxiliando nos processos da sua campanha evitando perda de informação.

Gerenciar algo assim é complicado, principalmente para uma só pessoa e toda ajuda é bem vinda.

Orçamento e planejamento

Essa parte é muito importante, além de ser um assunto delicado. Afinal, quando falamos de valor sempre é um assunto delicado. Você já conhece os procedimentos mais comuns de marketing para a sua loja virtual de roupa infantil.

Agora, é necessário lidar com a parte de valor, considerando a contratação de terceirizados especializados em marketing convencional e marketing digital.

Algo que você não deve cogitar é tentar aplicar todas essas dicas sem auxílio de um profissional, mesmo sendo simples, em algum momento acabará perdido e todo o trabalho que teve será inútil.

Agora, comece por verificar o quanto tem disponível de capital para investimento em marketing, dependendo disto, é iniciado o planejamento baseado nesse valor.

Antes que desanime, você precisa estar ciente que todas as técnicas de marketing que contei aqui são efetivas e tem mostrado resultados incríveis para quem utiliza. Gerando mais do que o dobro do valor investido na campanha em alguns casos.

Pensando assim, é um investimento garantido. O planejamento é feito por um profissional, ele avalia seu nicho e escolhe a melhor forma de aplicação do marketing.