Saiba o que é um boletim informativo e como adicionar em seu site para obter melhores resultados em suas campanhas de marketing digital.
Um boletim informativo é, se você quiser, um dos meios mais diretos de alcançar clientes em potencial. Se você está lendo este post, pergunte-se se já checou sua caixa de e-mails hoje. A resposta provavelmente é sim. E você não é a única pessoa que faz isso, no meio da era pós-mídia social, milhões de pessoas checam suas caixas de e-mail todos os dias.
Apesar de haver muitos clientes em potencial no TikTok e Instagram, o e-mail ainda está lá, imune, pois o email marketing tem um futuro promissor, desde que as estratégias sejam realizadas da forma correta sem ser abusivo com os clientes em potencial, ou seja, sem a necessidade de enviar inúmeros e-mails atrás do outro, além de abordar conteúdo bem elaborado e interessante.
E-mail de Marketing: Boletim informativo
Neste ano conturbado, o email marketing está voltando ao primeiro plano como uma ferramenta de comunicação eficaz para uso pessoal e comercial. A função do e-mail no marketing é: criar conexões, promover interações e aumentar as taxas de conversão.
Sim, nossas caixas de correio podem estar um pouco congestionadas, mas continuamos verificando. E como o SMS – outro avô do marketing digital – eles continuam a vir muito mais diretamente do que qualquer outro canal, quase intimamente, longe da agitação do Facebook ou da perfeição do Instagram.
O desafio do marketing por e-mail é que muitas pessoas acham isso difícil. Eles não sabem como iniciar um boletim informativo – ou enviar um e-mail em massa. Algumas pessoas acham que é um desafio de forma criativa, enquanto outras acham que é muito técnico ou demorado. Cinco anos atrás pode ter sido o caso, mas com a tecnologia e as tendências digitais evoluindo na velocidade da luz, criar um boletim informativo por e-mail é tão fácil que até mesmo um conhecedor de tecnologia pode fazê-lo.
Este é o guia definitivo para iniciar um boletim informativo por e-mail. Com instruções passo a passo. Meu objetivo é guiá-lo através do processo de configuração de seu boletim informativo por e-mail da maneira certa.
Como a economia digital está crescendo, é difícil imaginar um negócio ou empresa sem uma estratégia de email marketing, seja no nicho de investimentos family office, restaurantes, lojas de roupas, entre outras. Pode parecer um pequeno detalhe no panorama geral do marketing digital, mas são os detalhes que podem produzir benefícios e sucesso significativos.
Então, o que exatamente é um boletim informativo por e-mail?
Os boletins informativos por email são uma forma de comunicação online que permite a qualquer empresa ou qualquer pessoa enviar notícias, dicas e atualizações sobre seus produtos, serviços, negócios ou setor.
Para quem enviar seus e-mails? Os usuários só recebem um boletim informativo quando se inscrevem – ou se inscrevem – em sua lista de e-mail, inserindo seu endereço de e-mail por meio de um formulário de inscrição. Eles são seus assinantes, clientes potenciais ou contatos.
Independente do segmento de seu negócio, seja você um fotógrafo que oferece o serviço ensaio gestante estúdio, um dono de lanchonete, entre outros, as estratégias de e-mails podem ser enviadas aos seus clientes, pois não devem ser focos só de grandes ou médias empresas, todo modo de conquistar o cliente com ética e confiabilidade é essencial para o seu negócio.
Por que é essencial integrar um formulário de inscrição de e-mail específico em seu site
Apenas um pouco de informação. Você sabia que mais de 75% das pessoas que visitam seu site hoje, dificilmente, o encontrarão novamente a não ser que pesquisem por ele?
Você pode se surpreender, mas não é sua culpa. É que a internet é tão vasta e há muito conteúdo por aí. O Google muda seu algoritmo diariamente.
É por isso que criar um formulário de inscrição de e-mail no seu site é tão essencial, permitindo que você converta os visitantes – desconhecidos – do seu site em assinantes.
Assim que as pessoas aderirem ao seu boletim informativo por e-mail, você poderá manter contato e trazê-las de volta ao seu site. Provavelmente, você perderá clientes em potencial todos os dias, se não tiver um formulário de inscrição.
Seu boletim informativo por email deve ser um canal para compartilhar o que você quer dizer com pessoas que realmente querem ouvir de você (projeto, empresa, marca). É um recurso inestimável para gerar uma audiência de longo prazo e monetizá-la de forma responsável.
Um boletim informativo por e-mail é uma combinação perfeita para o marketing de permissão, e os principais sites e blogueiros do mundo tiveram grande sucesso escrevendo um boletim informativo por e-mail. Um boletim informativo pode informar ou educar sobre produtos, indústria, seu negócio ou serviços específicos.
As etapas básicas para integrar um formulário de inscrição de e-mail em seu site
Como mencionei anteriormente, um boletim informativo pode ser um canal essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mundo digital. Estas são as etapas básicas para integrar um formulário de inscrição por e-mail ao seu site.
Habilite um serviço de marketing por e-mail
Encontre uma plataforma que não deixe seu cérebro louco. A maioria dos provedores de e-mail faz basicamente as mesmas coisas, mas eles podem ter maneiras diferentes de fazer isso. É vital encontrar um provedor de serviços de e-mail que não cause danos cerebrais ou estresse você ao usá-lo. Quando você não estiver estressado pensando em e-mail, enviará com mais frequência.
Crie uma lista
Depois de ter uma conta – no seu provedor – é hora de criar uma lista ou banco de dados de e-mail. O formulário de registro/inscrição em seu site será integrado ou vinculado ao provedor e a essa lista.
No caso do WordPress, é bom usar um plugin de formulário de assinatura em vez do formulário padrão do provedor de serviços. Basicamente, porque pode ter muito mais controle sobre a aparência do meu formulário de inscrição.
Colete endereços de e-mail
Coletar endereços de e-mail não precisa ser um desafio. Ofereça um produto digital gratuito, um pequeno curso ministrado por e-mail ou forneça aos usuários informações úteis para motivá-los a enviar seus e-mails. Lembre-se de que você precisa conquistar a confiança de seus clientes em potencial.
Configure um formulário de inscrição profissional
Você já tem uma conta de boletim informativo por e-mail na plataforma de sua preferência. Você criou sua lista e agora é a hora de escolher como seus leitores/clientes se cadastrarão nessa lista.
Existem diferentes tipos de formulários de inscrição que você pode usar em diferentes locais do seu site.
Esses incluem:
- Pop-ups: são uma forma muito popular de coletar assinaturas de e-mail. Sim, eles podem ser irritantes, mas são muito eficazes.
- Incorporado sob o conteúdo ou no meio de sua página ou postagem de blog: O melhor momento para solicitar uma assinatura é quando as pessoas estão lendo (engajadas) com seu conteúdo e podem ver o valor que você está trazendo.
- Barra lateral: muitos sites/blogs incluem um formulário de inscrição em sua barra lateral. É aqui que a maioria dos leitores o procura naturalmente.
O WordPress tem muitos plug-ins de criação de formulários que se integram à maioria das plataformas de e-mail. Portanto, adicionar formulários de inscrição/opt-in pode parecer um desafio, mas na verdade é um processo muito rápido e fácil. Esses complementos permitirão que você personalize seus formulários sem precisar saber o código.
Envie e-mails para seus assinantes
Depois de adicionar um formulário de inscrição ao seu site, você começará gradualmente a obter assinantes. Depois de receber seu e-mail inicial de boas-vindas, esses novos assinantes querem ver o que você lhes enviará a seguir. Agora você está pronto! para começar a enviar boletins informativos e outros emails promocionais, se tiver uma loja online .
Não há assinantes suficientes?
Você realizou todas as etapas necessárias para criar um formulário de inscrição, mas agora o problema é que você não está conseguindo assinantes. Não se preocupe, aqui estão três dicas para conseguir mais assinantes de e-mail.
- Use vários formulários de registro
Apenas adicionar um único formulário de inscrição ao seu site não é suficiente. Adicione várias maneiras para as pessoas se inscreverem em seu boletim informativo, usando diferentes locais.
Recomenda-se ter um formulário no rodapé, um formulário na barra lateral do blog, um formulário embutido nos artigos do blog ou logo abaixo e uma janela pop-up. Quanto mais opções a pessoa tiver para se inscrever, mais vezes você terá sucesso em conseguir um novo assinante.
- Ofereça conteúdo grátis
Existe conteúdo gratuito que os usuários não podem resistir. Pode ser uma lista de verificação, o download de um e-book em PDF, um relatório de pesquisa/estudo de caso ou algo semelhante que os usuários podem baixar após assinar seu boletim informativo. Um breve curso ou um vídeo/áudio enviado por e-mail também pode ser um motivo convincente para deixar um endereço de e-mail em troca.
- Use a mídia social para aumentar sua lista de e-mail
O site não é o único lugar para promover sua newsletter e encontrar novos assinantes. As plataformas de mídia social podem ser outro lugar para converter seguidores em assinantes de e-mail.
Twitter, o link para a página de destino de sua assinatura com frequência. Vincule sua imagem de capa do Facebook ao formulário de inscrição em seu site. Publique um link para o seu formulário de inscrição no LinkedIn algumas vezes por mês.
Os banners do Facebook são uma ótima maneira de obter assinantes direcionados a um preço baixo, se você tiver orçamento para isso.
A sua newsletter foi adicionada ao seu site e redes sociais e está totalmente operacional. Agora, todos que visitarem o seu site verão e poderão se inscrever. O que vem agora é perseverança e disciplina, você verá como com o tempo cresce sua lista de assinantes, pessoas que realmente querem te ler.