A teoria por trás do modelo AIDA afirma que os clientes passam por vários estágios ou fases antes de fazer a chamada final para comprar o produto de uma empresa. Mapeando esses estágios e colocando-se no lugar do cliente, você pode ver sua empresa do ponto de vista do cliente e melhorar quando necessário.
Este artigo abordará especificamente o modelo AIDA, que também é o modelo mais conciso dado que possui apenas 4 etapas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
O que é AIDA?
A abordagem AIDA é comumente associada ao pioneiro do marketing americano, E. St. Elmo Lewis. Em 1898, ele esboçou uma ideia que levou a novas técnicas de marketing, como o funil de marketing comumente usado .
A sigla do modelo AIDA significa:
- Atenção: O cliente é informado da existência de um produto / serviço.
- Interesse: O cliente expressa ativamente um interesse naquele produto / serviço.
- Desejo: O cliente deseja adquirir o produto / serviço.
- Ação: o cliente faz uma compra .
A sigla AIDA foi usada pela primeira vez em 1921. Curiosamente, essa sigla se conecta ao título da ópera clássica Aida, que consiste em quatro atos, exatamente como os estágios do marketing do modelo AIDA.
Nos anos em que o modelo AIDA foi desenvolvido, não existiam muitos canais de comunicação disponíveis. Hoje, no entanto, com tanta concorrência ao redor, essa técnica é ainda mais útil para as marcas. Eles podem manter o foco em seu objetivo principal e alcançar seu público de forma ainda mais eficaz.
Portanto, use este modelo para ajudar a criar um plano de comunicação sob medida para as necessidades específicas de seus clientes, dependendo do estágio da jornada em que se encontram.
Quais são as 4 etapas do AIDA?
O modelo AIDA mostra quatro etapas pelas quais os clientes passam para fazer uma compra. Usando esse modelo, as marcas podem descobrir a melhor maneira de se comunicar com seu público-alvo em cada estágio da jornada do comprador.
Atenção
Como se costuma dizer, a primeira impressão pode selar o negócio. Se a mensagem não distrair os clientes de suas atividades atuais, é mais provável que eles passem sem que a ação traga os resultados esperados de aumentar o conhecimento da marca.
Nesse ponto, as compras reais ainda não importam muito. Os clientes em potencial não sabem sobre o produto, então você precisa convencê-los de que vale a pena sua atenção.
Para fazer isso, use os resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa ou mídias sociais. Este é apenas o começo do marketing do modelo AIDA, então você deve ser capaz de atingir todos os clientes em potencial.
Se você conseguir chamar a atenção deles, é provável que eles queiram saber mais sobre sua empresa. E é assim que funciona – ao tomar as medidas adequadas, você incentiva os clientes em potencial a irem para a próxima etapa e se aproximarem da compra.
Interesse
Atrair a atenção é a primeira parte, mas o verdadeiro desafio é mantê-la. Você precisa dar ao seu público motivos para continuar interessado em seus produtos.
É hora de apresentar mais sobre um produto e os benefícios que ele pode oferecer, por exemplo:
- adicionar um vídeo ao seu site,
- focando em seu blog e SEO,
- criando uma landing page WordPress dedicada ao produto.
Existem muitas opções, então decida qual será a melhor para seus clientes em potencial. Nesse ponto, o principal objetivo é transformar interesse em gostar ativamente. Seu conteúdo precisa ser convincente o suficiente para envolver o público.
Desejo
Esta etapa da estratégia de marketing do modelo AIDA está intimamente relacionada à anterior. É tudo uma questão de fazer seu público-alvo desejar seu produto e ver como sua oferta pode tornar a vida deles melhor.
É também uma etapa para criar uma conexão emocional entre clientes em potencial e sua marca. Compartilhe suas dicas e conselhos com eles em seu blog e, assim, tente construir uma posição de liderança em seu setor.
Tudo se resume à confiança. Eles primeiro precisam ter fé na sua marca e realmente acreditar que os produtos cumprem tudo o que você promete, além de resolver seus problemas.
Como você pode fazer com que eles se sintam confiantes de que comprar seu produto será a escolha certa? Continue a fornecer-lhes um bom conteúdo.
Ação
Seu cliente potencial está a apenas um passo de concluir a ação desejada. Assim que eles sentirem vontade de comprar o seu produto, você precisará encaminhá-los diretamente para a compra.
Seu trabalho final é fazer com que eles realizem essa ação. O cliente precisa entender o que você deseja dele, portanto, certifique-se de que haja uma frase de chamariz clara e direta.
Pense em quais canais seus clientes preferem e quais os envolvem mais. O que você pode fazer para incentivar os clientes em potencial a agir?
- construir uma página de destino com uma finalidade voltada para vendas (use um criador de página de destino para isso),
- enviar um e-mail com um botão de CTA,
- convidá-los a usar um teste gratuito.
Além disso, você deve considerar métodos para acelerar o processo de tomada de decisão. Os profissionais de marketing gostam de aumentar o senso de urgência de seus clientes estendendo uma oferta por um período limitado ou incluindo um bônus para aqueles que agem rapidamente.
Independentemente do método escolhido, geralmente é melhor tornar a última etapa da estratégia de marketing do modelo AIDA o mais simples possível. Você precisa agir com cautela e rapidez para que o cliente finalmente faça uma compra, em vez de esquecer sua oferta no obstáculo final.
Como usar o método AIDA na sua estratégia de marketing?
SEO e conteúdo
Criar conteúdo para o seu site é a melhor maneira de utilizar o modelo AIDA quando se trata de SEO. Quando olhamos para esse modelo, especificamente para conscientização e interesse, trata-se de focar no conteúdo informativo.
Seus usuários provavelmente não têm ideia do que desejam ou da solução que procuram neste estágio. É por isso que é importante fornecer a eles o conhecimento de que precisam para passar para a próxima fase do funil.
Mídia paga e social pago
Como esse tipo de publicidade está no topo do funil, você não precisa se concentrar em branding pesado ou na otimização da taxa de conversão. O foco aqui deve ser o criativo e tornar algo visualmente estimulante.
Quando seu público estiver familiarizado com seu negócio, você pode começar a se concentrar no meio do funil, visando o estágio informativo ou de desejo. O foco agora precisa ser envolver seu público, com o objetivo de levá-lo ao seu site.
Por fim, chegamos ao final do funil, onde nosso foco precisa ser fazer com que seus clientes convertam. Agora, a esta altura, seus clientes sabem quem você é, sabem o produto que desejam e querem saber o que você pode lhes oferecer.
Impulsionando as vendas de produtos ou serviços
Usar o modelo AIDA e a hierarquia de efeitos em sua estratégia de marketing digital oferece oportunidades de crescimento exponencial e pode ajudá-lo a alcançar mais clientes.
Embora o modelo AIDA seja normalmente usado no marketing de consumo tradicional, os mesmos princípios podem ser aplicados ao seu marketing digital para ter sucesso no seu mercado online.
Salve este conteúdo para não esquecer de nenhum passo do método AIDA e ter ainda ais sucesso nas vendas da sua empresa.